Treino funcional em casa: Resultados rápidos com custo quase zero

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Já pensou em mudar para melhor fisicamente sem precisar gastar praticamente nada com isso? Os exercícios funcionais realizados em casa dão essa oportunidade, para quem quer economizar em tempos de crise e não deseja ficar fora de forma.

Os treinos funcionais são tanto para pessoas com experiência na prática de exercícios, quanto para aqueles que durante toda a vida jamais tiveram a vontade de fazê-los, mas que de repente decidem que mudar para melhor suas qualidades de vida é a melhor maneira de aproveitar o cotidiano. Sendo um ou o outro, o que muda é a intensidade.

A importância do treino funcional como opção de vida

Em primeiro lugar é importante entender o que são treinos funcionais. Sua prática ocorre apenas com os movimentos naturais do corpo, tais como:

  • Agachamento;
  • Empurrão;
  • Pulo;
  • Giro;
  • Corrida

Por meio de exercícios que exijam de braços e pernas, através de algum movimento facilmente executável, sem o auxílio de instrumentos é possível ter uma boa forma física, preservando a saúde e o bem-estar.

Imagine que em uma academia, quando alguém decide treinar nesses ambientes, a intenção é trabalhar regiões específicas do corpo com acréscimo de peso. Além disso, os aparelhos foram projetados para que cada região muscular fosse trabalhada isoladamente.

Os exercícios funcionais têm como base o peso do próprio corpo para que as etapas de treinamento sejam realizadas. Com isso, há um trabalho simétrico envolvendo braços, pernas, abdômen etc.

Quais os benefícios do treinamento funcional em casa

Quem possui o hábito de fazer exercícios funcionais em casa, além de economizar, colhe frutos ligados a própria condição física, uma vez que os seguintes benefícios podem ser adquiridos:

  • Maior coordenação motora;
  • Mais equilíbrio;
  • Mais força;
  • Mais resistência.

O resultado de tudo isso é um sistema corporal aperfeiçoado, em que as chances de lesões se reduzem, a autoestima se eleva o desempenho aumenta, à medida que o treino funcional é realizado. Logo, são amplos os benefícios de se fazer exercícios em casa usando apenas como suporte o peso do corpo, sem mais nada para ser adicionado.

O que deve ser considerado nos exercícios funcionais em casa?

Treinar em casa, especialmente, e sozinho requer um pouco mais de atenção, especialmente na execução das atividades. É preciso ficar atento com os movimentos, pois, se realizados de maneira inadequada, podem gerar lesões desnecessárias.

A respiração também é outra preocupação a ser levada em consideração, uma vez que a oxigenação auxilia na recuperação, desde que feita de maneira correta. Então, o importante é nunca prender a respiração quando exercícios de força forem feitos. Quanto mais controlada for a forma de aspirar e expirar, menores serão as complicações no decorrer dos exercícios funcionais.

 

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