Hidroginástica, intensidade e queima de calorias

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A melhor maneira de melhorar o condicionamento físico e cardiorrespiratório é através da hidroginástica. Também centenas de calorias podem ser queimadas, quando praticada por pelo menos uma hora. Com isso, seu público alvo são pessoas que querem alcançar os seguintes objetivos, sejam todos juntos ou somente um deles, que são:

  • Melhorar o condicionamento físico;
  • Perder peso;
  • Sair do sedentarismo.

Qual o público abarcado pela hidroginástica?

Alguns acham que ela é muito praticada por pessoas idosas. Realmente é, mas nenhuma idade abaixo da terceira fica de fora de hidroginástica, pois até mesmo os seguintes públicos estão inseridos, tais como:

  • Jovens;
  • Atletas;

A prática da hidroginástica

A segurança para quem realiza as atividades de hidroginástica é maior do que os outros exercícios da modalidade aquática. Outrossim, os médicos recomendam para aqueles que tenham desvios de posturas e desconfortos na região da coluna. A orientação médica também é para os seguintes tipos de pessoas:

  • Obesas;
  • Grávidas;

A hidroginástica promove muitos benefícios

A frequência deve ser regular. Com pouco ou até mesmo nenhum dano articular, os benefícios são múltiplos. Orientações profissionais podem ajudar o praticante da hidroginástica a desenvolver resistência e força muscular, mobilidade articular e promove junto aumento na circulação sanguínea.

Para que a diversão seja maior e o tempo seja bem aproveitado, os exercícios da hidroginástica podem ser realizados em conjunto. No entanto, isso não impede que alguém possa fazê-lo sozinho.

O emagrecimento através da hidroginástica exige menos esforço do que os exercícios repetitivos feitos nas academias, porque, embora o corpo fique mais leve dentro da água, o ar é doze vezes mais deve do que a água. Com isso, os gastos calóricos também se elevam, promovendo maior perda de peso quando submerso na água.

Entre a natação e a hidroginástica, qual queima mais calorias?

A natação, quando praticada de maneira intensiva, queima muito mais calorias do que a hidroginástica. Por ser um tipo de atividade de alto grau de impacto, dificilmente a pessoa não somará com o tempo algumas lesões articulares de baixo a médio nível, não comprometendo totalmente os movimentos, tanto dos membros inferiores quanto superiores. No caso dos mais dedicados, a queima de calorias pode chegar a 800 kcal.

A hidroginástica, por ser um exercício concentrado em determinadas regiões musculares, enxuga de 400 a 600 kcal. No entanto, embora o nível de perda calórica seja menor, também se reduzem as chances de se adquirir uma lesão articular, pois menores são os impactos produzidos pelos movimentos.

Muitas vezes os treinos são realizados com um professor fora da água em que os praticantes imitam seus movimentos dentro da piscina. O acompanhamento de música agitada é muito comum, sendo que no inverno há academias que até piscina com água aquecida são usadas para motivar as pessoas de participarem das aulas.

 

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