Alimentos que contêm glúten e você nem sabia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O glúten é uma proteína que está presente em determinados alimentos consumidos até mesmo quase que diariamente. Entre os mais comuns de ser encontrado estão:

  • Trigo;
  • Cevada;
  • Centeio;
  • Malte

Quais os efeitos colaterais de quem está proibido e consome glúten?

De partida, as mulheres possuem muito mais chances do que os homens de ter intolerância ao glúten. O motivo está ligado muito aos fatores genéticos, sendo que parente de primeiro grau que tenha o problema aumenta em mais de 30% a chance de ser passado para a pessoa do sexo feminino.

Seja homem ou mulher, porém, os efeitos colaterais de consumir alimentos que contenham glúten são bastante prejudiciais à saúde e ao bem-estar, tais como:

  • Diarreias;
  • Vômitos;
  • Enxaquecas;
  • Dermatites

Como ocorre a intolerância ao glúten?

Indivíduos que sejam intolerantes à proteína são portadores oficialmente da doença chamada celíaca. Sua manifestação, nesses casos, ocorre durante a fase de desenvolvimento, ainda na infância.

A forma de detecção da doença, no entanto, ocorre apenas por diagnóstico médico. A partir daí, são desenvolvidos novas diretrizes alimentares a fim de suprir a ausência da substância no corpo em desenvolvimento, já que ela pode ser encontrada especialmente em cereais, componente importante para a pessoa em crescimento.

De que maneira o intolerante ao glúten se beneficia da ausência da proteína?

Depois de determinada a substituição de alimentos que contêm glúten por outros, é muito comum que a troca se dê por meio de fontes com carboidratos menos calóricas. Assim, especificamente, há resultados positivos para os pacientes, tais como:

  • Alimentação mais leve;
  • Alimentação hipocalórica;
  • Perda de peso.

Em que alimentos o glúten está presente e muitos desconhecem?

Pouca gente intolerante ao glúten sabe que na salsicha há a proteína. Com  isso, aqueles que não fazem ideia acabam que desenvolvendo algum dos efeitos colaterais descritos anteriormente, pois eles servem como alerta de que algo que não deveria ser consumido o foi. O produto, por sua vez, além de conter diversas peças de carne, também leva junto em sua composição farinhas ou derivados de trigo.

Mais uma situação de que os intolerantes desconhecem a presença de glúten em um produto está no molho de soja. Além de compor metade de todo o produto fabricado, contido na embalagem, é uma das principais fontes da proteína, entre os demais alimentos que consumimos. Outros produtos comprometedores são:

  • Presunto;
  • Mortadela;
  • Sorvetes

Alimentos processados também podem ser o vilão

Até mesmo quem imagina poder se socorrer com os alimentos processados também podem correr risco, pois até mesmo neles pode haver glúten. A proteína, nesses casos, serve como um estabilizador, visto que o maior sabor do alimento provém desse material.

De modo geral, para que a pessoa não fique na dúvida de que algo que ela está consumindo tenha glúten, o recomendável é ler sempre o rótulo para não terminar o dia com uma baita de um mal-estar, quando o momento deveria ser de aproveitar, pois a hora de comer é o momento de relaxar e não de se preocupar!

Batom Matte Anna Pegova - Rouge Mat - NUDE - 4g - Nude - 4g Nude
Quickview
Batom Matte Anna Pegova – Rouge Mat – NUDE – 4g – Nude – 4g Nude (Entregue por Anna Pegova)
Relacionado
Date28/11/2018 Category Tags
R$57,00
Corretivo Iluminador - Correcteur Éclat HD Anna Pegova - Iluminador - 5g Iluminador
Quickview
Corretivo Iluminador – Correcteur Éclat HD Anna Pegova – Iluminador – 5g Iluminador (Entregue por Anna Pegova)
Relacionado
Sales0 Date28/11/2018 Category Tags
R$78,00