Afinal, o que são os alimentos antioxidantes?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Muito tem se falado sobre os antioxidantes e o papel que eles desenvolvem em nossa saúde e na manutenção de nossa beleza, mas muitas pessoas ainda não sabem o são antioxidantes, como eles funcionam e para que eles servem.

O que são antioxidantes?

Os antioxidantes são substâncias que, quando presentes em nosso organismo, possuem a função de evitar que radicais livres se formem, os radicais livres são os responsáveis pelo envelhecimento das células do nosso corpo e do surgimento de doenças, como o câncer, por exemplo.

Justamente por ser comprovadamente um aliado na prevenção do câncer, os antioxidantes ganharam popularidade e atraíram a atenção de diversas pessoas. Os antioxidantes não atuam somente na manutenção da saúde e na prevenção de doenças, mas também na manutenção da sua beleza.

Onde encontrar antioxidantes

Você pode enviar antioxidantes para o seu organismo através de uma alimentação saudável e balanceada, em cápsulas e também em produtos estéticos.

Os principais antioxidantes com eficácia comprovada são:

Beta – caroteno e o Licopeno: os antioxidantes conhecidos como beta – carotenos e os licopenos são encontrados em grande quantidade nas frutas e nos vegetais, como cenoura, melancia, acerola, mamão formosa, abóbora, couve manteiga, extrato de tomate, espinafre, pêssego, goiaba, brócolis e espinafre.

Os alimentos ricos em beta – caroteno e licopeno, além de sua função antioxidante, são fontes de vitamina A para o nosso organismo, garantindo o seu bom funcionamento.

Flavonoides: os flavonoides são produzidos por vegetais como uma forma de proteção contra os raios solares e para combater os organismos patógenos. No nosso corpo eles atuam evitando a formação dos radicais livres, ou seja, eles atuam evitando que surjam radicais livres em nosso corpo.

Você encontra os antioxidantes flavonoides em frutas como uva, româ, blueberry, framboesa e morangos, e outras frutas com essa mesma coloração avermelhada, em vegetais como salsa, couve, espinafre e brócolis, além de estar presente na soja, nozes, linhaça, chá, café, e até mesmo na cerveja e no chocolate.

Curcumina: a curcumina é um antioxidante encontrado nas raízes da cúrcuma. Em forma de tempero, é encontrada facilmente na culinária indiana. A curcumina é encontrada na cúrcuma, açafrão e no curry.

Vitamina A ou retinol: a vitamina A possui a habilidade de se conectar com os radicais livres presentes em nosso organismo, desse modo ela evita que esses radicais livres causem algum dano as células do nosso corpo.

Podemos encontrar vitamina A em carnes de origem animal, especialmente no fígado de boi e no leite de vaca.

Vitamina C ou ácido ascórbico: a vitamina C talvez seja o mais conhecido e consumido dos antioxidantes, e é encontrada em frutas como laranja e limão, além de abacaxi, manga, couve-flor e espinafre, dentre outros.

A vitamina C, além de atuar como antioxidante, ajuda a manter o nosso sistema imunológico funcionando corretamente, prevenindo diversas doenças, como gripes e resfriados.

Vitamina E ou tocoferois: a vitamina E é encontrada em oleaginosas como amêndoa, castanha e nozes, além de espinafre, rúcula, agrião, cereais integrais entre outros.

Batom Matte Anna Pegova - Rouge Mat - NUDE - 4g - Nude - 4g Nude
Quickview
Batom Matte Anna Pegova – Rouge Mat – NUDE – 4g – Nude – 4g Nude (Entregue por Anna Pegova)
Relacionado
Date28/11/2018 Category Tags
R$57,00
Corretivo Iluminador - Correcteur Éclat HD Anna Pegova - Iluminador - 5g Iluminador
Quickview
Corretivo Iluminador – Correcteur Éclat HD Anna Pegova – Iluminador – 5g Iluminador (Entregue por Anna Pegova)
Relacionado
Sales0 Date28/11/2018 Category Tags
R$78,00