5 vitaminas importantes para a rotina

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Enfrentar a rotina corrida e cheia de compromissos da vida moderna, especialmente nas grandes cidades, pode ser extremamente penoso e difícil, para não dizer desgastante mesmo.

É fundamental que tenhamos sempre em nosso corpo algumas vitaminas que ajudam a garantir as energias necessárias para que possamos enfrentar muito bem e com saúde todos os desafios de nossa rotina.

Portanto, nas próximas linhas nós vamos apontar nada menos do que 5 vitaminas que são importantes para o nosso corpo conseguir enfrentar a rotina da melhor maneira possível. Vamos conhecê-las agora!

Potássio

De extrema importância para o bom funcionamento do corpo humano, pois garante que, entre outras coisas, a pressão arterial seja mantida em níveis aceitáveis, o potássio não pode faltar nunca.

Ele também garante que o cálcio não seja perdido pelo nosso organismo, garantindo com isto, o fortalecimento de nossos ossos.

Portanto, se você deseja seguir a recomendação médica de ingestão de potássio (de 4700 miligramas por dia), você precisa consumir abacate, banana, manga, ervilhas, grã0-de-bico e feijão.

Vitamina D

Apesar de ser chamada de vitamina, ela é um pró-hormônio, e é simplesmente a mais importante substância que nosso corpo necessita para ter o bom funcionamento garantido.

A medicina encontrou nada menos do que impressionantes 2.700 pontos de ligação da Vitamina D com o nosso DNA, e por este motivo, a deficiência dela pode representar o surgimento de doenças como câncer, diabetes, gripe, osteoporose e muitas outras.

Ela pode ser ingerida por meio de suplementos vitamínicos, ou então diretamente em alimentos, como peixes tais como o salmão, a sardinha e o arenque, por exemplo.

Magnésio

O magnésio tem envolvimento direto com nada menos do que 350 processos metabólicos, e por este motivo, é necessário que sejam consumidos pelo menos 500 miligramas dele todos os dias.

A falta de magnésio na dieta pode acarretar uma série de problemas, como a pressão desregulada e também doenças cardíacas, além do diabetes, e ele pode ser encontrado no feijão, nas nozes, nos vegetais e nas nozes.

Vitamina B12

Por ter capacidade de reduzir os riscos de diversas doenças, como anemia, neuropatias, demências e até mesmo o encolhimento do cérebro, a Vitamina B12 não poderá faltar em hipótese alguma em sua dieta.

Ajuda na produção de células vermelhas, e a sua deficiência normalmente se dá em pessoas com idade acima dos 50 anos.

Apesar de sua importância, surpreende saber que apenas 2,4 milicentigramas são suficientes diariamente, e ela pode ser encontrada em carnes vermelhas, em cereais e no frango.

Iodo

O iodo é fundamental para o bom funcionamento da tireoide, especialmente por sua capacidade de ajudar na produção hormônios que são responsáveis pelo metabolismo.

Mas ele não é importante apenas por conta disto, já que ele ajuda a reduzir os riscos de dois tipos de câncer muito comuns nos dias de hoje: o câncer de mama e o câncer de próstata.

Segundo os médicos, o mínimo de iodo recomendado para o bom funcionamento de nosso organismo é de 150 milicentigramas por dia.

Ele pode ser encontrado em fontes naturais, tais como o sal iodado ou as algas marinhas, mas também pode ser encontrado na forma de suplementos.

 

 

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