5 dicas para controlar a TPM

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Toda mulher enfrenta dificuldades com a famosa TPM. Uma vez por mês algumas delas choram por nenhum motivo aparente, outras sentem muita cólica e dores de cabeça, algumas ficam irritadas por qualquer coisa, sofrem com o inchaço, comem muito doce, enfim, cada uma possui as suas complicações pessoais diante desse período difícil.

O que a maioria das mulheres não sabe é que existem outras maneiras de combater os sintomas da TPM, além dos remédios para acalmar a dor, por exemplo. A alimentação correta, com alimentos específicos, adicionando a atividade física pode melhorar, e muito, a tensão pré menstrual.

Melhores dicas para controlar a TPM

– Os chás são a melhor pedida para os dias de dor ou mudança de humor. A camomila ajuda a aliviar as cólicas, enquanto a erva doce possui propriedades calmantes, que podem ajudar a diminuir a irritabilidade e a sensibilidade.

Um chá pouco conhecido, mas que é provindo de uma árvore que ameniza os picos hormonais, é o vitex agnus castus. Vale a pena experimentar! Os chás com a coloração avermelhada, como o de alcaçuz, por exemplo, deve ser consumido em quantidades moderadas, já que eles podem aumentar o fluxo menstrual. Tenha em mente, também, que a ingestão de líquidos em geral, como água mineral, água de coco e sucos naturais ajudam o organismo de modo geral, ajudando as mulheres a liberarem toxinas pela urina.

– Para aquelas que sofrem de enxaqueca antes da menstruação aparecer, o brócolis pode auxiliar a combater essa dor indesejada. Rico em antioxidantes, vitaminas do complexo B e magnésio, esse é um alimento que não pode faltar na mesa.

– A prisão de ventre é um dos sintomas da TPM que mais incomoda as mulheres. Quem sofre com isso se sente inchada, com a barriga dura, prejudicando o humor e a autoestima, já que muitas vezes os botões das calças não fecham nesse período. Portanto, a ingestão de aveia fará com o intestino funcione com mais facilidade, além de diminuir a absorção de gordura do corpo.

– Oleaginosas combatem a inflamação. Nozes, pistache, castanhas e amêndoas possuem a famosa “gordura boa” em sua composição e por isso devem ser ingeridas periodicamente. Porém, não exagere na quantidade, já que esses alimentos são ricos em calorias.

– Diminuir a ingestão de açúcar ao máximo. Deu vontade de comer chocolate? Prefira o meio amargo ou o 70% cacau. Essa variação de chocolate possui magnésio, serotonina e teobromina, agindo com efeito estimulante, combatendo o mau humor.

Além disso, a manipulação de remédios naturais, que contenham vitaminas e componentes importantes, também são uma boa ideia para ajudar a combater os problemas que a TPM é capaz de trazer para o cotidiano da mulher.

Alie essas ações com a atividade física e o funcionamento de seu corpo, como um todo, melhorará não somente no período da TPM.

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